30 de dezembro de 2013

[RESENHA] Um Gato de Rua Chamado Bob

Hey peoples! Como vão?

Hoje eu trago para vocês a resenha do livro: "Um Gato de Rua Chamado Bob". Que eu particularmente amei. Espero que gostem da resenha. Pois ele virou um dos meus livros favoritos.



Título: Um Gato de Rua Chamado Bob
Número de páginas: 240
Autor: James Bowen
Editora: Novo Conceito

Sinopse: É uma tarde de outono em Covent Garden, Londres. Trabalhadores correm para o almoço, turistas brotam de todos os lados e clientes entram e saem das lojas. No meio de tudo isso está um gato. Usando um vistoso lenço Union Jack em volta do pescoço e cercado por uma multidão de 30 espectadores de boca aberta, Bob, o gatinho cor de laranja, sorri — é, sorri — timidamente. Próximo a ele, está seu dono James Bowen, com seu violão surrado, cantando músicas do Oasis. Então, ele para de tocar e se abaixa para Bob: “Vamos, Bob, cumprimente!”, diz. Bob mexe os bigodes, levanta uma pata e a estende para James. A multidão assobia. Não é todo dia que se vê um gato sentado, calmamente, no centro de Londres, aparentemente sem se abalar com o barulho das sirenes, os carros passando e todo aquele movimento — mas Bob não é um gato comum...

Resenha: O livro é uma autobiografia de James Bowen. Onde ele mostra como o gato Bob o ajudou a enfrentar as dificuldades de seu passado e se tornar uma pessoa melhor. James é um viciado em heroína em recuperação e que encontra um gato perto do seu apartamento. Após levar o gato para a sua moradia, Bowen percebe que o mesmo estava muito machucado e decide cuidar dele. Depois disso tudo e um laço já ter sido formado. James decide deixá-lo nas ruas novamente. Mas Bob tem outros planos para com James.
Começo dizendo não. Eu não devorei o livro. Apesar de eu ter amado e me apaixonado pela história, eu não o devorei. Pelo simples fato de: eu não querer sair do mundo de James e Bob. Era tudo perfeito e genial. Era tudo... encantador. E o melhor de tudo. É que isso realmente aconteceu. O James realmente passou por tudo aquilo... O que foi uma das coisas que mais me comoveu.
A narrativa do livro é em primeira pessoa. Com o James contando tudo que ele pensava em certos momentos da sua vida. O que foi muito bom. O James escreveu certeiro. Não teve muitos rodeios em sua mente e não é uma leitura massante e sem graça. Eu realmente amei. E este foi um dos poucos livros que eu não me importei com o tamanho dos capítulos. Eu apenas lia, lia e lia. E amava.
A cada capítulo que passava... mais eu me apegava aos dois protagonistas. Principalmente com Bob. Os dois são perfeitos juntos e essa amizade vai ser levada para sempre. Eu sinto isso.
Uma outra coisa que eu preciso contar é que: eu me identifiquei com a história do James. Não que eu seja um viciado em drogas. Por favor. "Diga não às drogas!!". Mas eu simplesmente sei o que ele sentiu em alguns momento da vida dele. Às drogas nunca é a melhor saída. Mas foi a que ele achou. E o Bob o ajudou a sair desse mundo QUASE sem volta.
É um livro emocionante,  não me fez chorar, mas eu senti o que autor sentia. Senti pânico e raiva, um pouco de descontentamento... uma série de sentimentos que eu pude sentir claramente. 
Esse livro é uma biografia. Não sou chegado à biografias, mas tenho que dizer que eu realmente amei. E que lembrarei por um longo tempo dessa história. Consigo me enxergar velhinho. Sentado numa cadeira de balanço,  falando sobre um livro que li aos 16 anos. Porque Bob e James são inesquecíveis. 
E por último... e não menos importante... eu aprendi uma lição. A seguinte frase que eu nunca esquecerei.
"A vida é feita de segundas chances, você apenas tem achar o momento certo para pegá-la.". Não comentarei sobre. Deixarei que comente o que achou dessa frase.

Frases que eu gostei:

"Percebi que estava tornando as coisas mais duras para mim ao escolher este caminho. A diferença era que eu não estava sozinho agora. Eu tinha Bob."

"Enquanto eu deslizava para dentro e para fora de um universo estranho, alucinatório, ele era a minha âncora na realidade."

"Quando ia para a escuridão, só encontrava minha mente correndo, preenchendo-se com todo o tipo de coisas loucas e, às vezes assustadoras. "

"Éramos eu e Bob contra o mundo mais uma vez. "

É isso pessoal!! Espero que tenham gostado da resenha!! Eu amei a leitura do livro!! Aguardo comentários!!

Abraçoos!
Misael :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!