20 de junho de 2013

Resenha Coletiva #1: Percy Jackson & os Olimpianos

Hey peoples! Venho trazer mais uma série para o blog, que será dividido em cinco posts. A série consiste em fazer uma resenha coletiva das séries que eu já li. Percy Jackson e os Olimpianos, Os Heróis do Olimpo, Harry Potter, Hush Hush e Pégasus.
 
Título da saga: Percy Jackson & os Olimpianos
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
 
Sinopse da saga: O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade. O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas.
 
Resenha coletiva: Conheci a série por causa do filme que eu achei fantástico - até ler o livro -, fiquei tão fascinado pelo filme que tive que comprar o livro na Bienal, li alguns capítulos e parei. Só ano passado eu peguei para ler novamente. O livro tem uma narrativa leve e descontraída, super engraçada e dinâmica. É sempre contada em primeira pessoa pelo - obviamente - Percy Jackson, que descobriu ser um semi-deus. Filho de Poseidon - o deus dos mares - e Sally Jackson - uma mortal.
 
A saga tem no total de cinco livros. O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano. O tio Rick, não mudou em nada nesses cinco livros. Sempre a mesma coisa. Uma profecia para desvendar, corrida contra o tempo e partes hilariantes. No início, é sempre a mesma coisa. Ele fugindo de mais um colégio, por causa de algum monstro que se disfarça de pessoa para poder matá-lo. Ele é filho de um deus grande, ou seja, muitos monstros percebem sua presença. Por mais que os fatos sejam repetitivos, prende o leitor, pois Rick escreve de um jeito  que instaga o leitor para saber o que ele quer dizer com a profecia.
 
Depois que eu li "A Maldição do Titã" eu percebi que o Rick começou a sua fase killer nos livros, matando um personagem bom em cada novo livro que surgia. Um bonzinho morre aqui, outro ali... E o vilão como sempre, bem na fita. Só sei que muitos morrem, até mesmo um deus é "morto". Mas é sempre bom mostrar mortes de personagens bonzinhos. Pois mostra que nem sempre na vida tudo da certo. Que nem tudo é um mar de rosas. Acho que já falei isso por aqui.
 
O livro que eu mais gostei na saga, para mim eu acho que foi o "O Último Olimpiano". Que teve a apresentação da Grande profecia e o Nico di Ângelo teve uma participação maior. Como já havia falado na resenha de "O Ladrão de Raios", o Nico é o meu personagem preferido. Não sei porquê, mas eu gosto muito do Nico. Nesse último livro, muita coisa já fora revelada, como Percy ter um meio-irmão ciclope super fofo chamado Tyson, um outro personagem que eu acho super bem construído. Eu imagino Tyson, um cara gordo, careca, com um olho no meio da cara, que demonstra um olhar de cachorro pedindo carinho. Outra coisa revelada, o passado de Annabeth e o porquê dela gosta tanto de Luke. O pinheiro de Thalia... Muitas coisas...
 
Percy Jackson tem um pequeno dom para retardadices, como criar apelidos "carinhosos" para os monstros que queriam matá-lo. No início eu achava até engraçado, mas de um tempo para cá, eu já ficava pronto para saber que apelido ele colocaria, e isso acabou perdendo a graça nas piadas que ele faz pelos livros. Deixando de ser um cara engraçado para irritante. Teve um momento em que eu não achava mais graça nenhuma nas piadas que ele fazia. O que me fazia rir, agora me faz revirar os olhos. Pois se torna cansativo o fato de qualquer coisa ele querer fazer uma piada deixando levar para uma forma mais para forçada do que para um brincalhão nato.
 
Em todos os quatro primeiros livros da saga, o autor colocava um capítulo do próximo livro. E isso me deixava com raiva por me deixar mais ansioso para o próximo livro, mas também animado pelo fato de saber que teria continuação, mas ao chegar no quinto livro, e saber que não teria um capítulo extra... Isso me deixou triste. Mas logo depois, fiquei sabendo que o mundo Percy Jackson não havia acabado. Que uma segunda saga fora construída. Os Heróis do Olimpo.
 
Não perca a próxima resenha coletiva! Irei postar sobre "Os Heróis do Olimpo"!

2 comentários:

  1. Conheço os livros de tanto ver eles na blogosfera, mas nunca li :/
    Mas eu já assisti o filme (três vezes) kkk E assim, eu adoro. *.*
    Queria comprar os livros, já que nem se compara né.

    Gostei bastante da resenhas e de suas criticas aos livros kkk
    Beijo

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é legalzinho sim *-* admito. Ainda mais com Alexandra Daddario. Leeeia! Você vai gostar muuuito! Leia ao menos o primeiro e depois do você vai ficar assim: "Meu Deus! O que fizeram com o livro?"

      Excluir

Deixe o seu comentário!