6 de julho de 2013

Resenha bibliográfica e fílmica: A Bússola de Ouro (contém Spoilers)

Hey peoples! Como prometido, trago para vocês a resenha de "A Bússola de Ouro"! E farei uma resenha tanto do filme quanto do livro como dito posteriormente. Espero que gostem. 

                                  

Título: A Bússola de Ouro
Autor/Diretor: Philip Pullman / Chris Weitz
Número de páginas/Duração: 430 / 114 min
Livro edição de bolso
Editora: Ponto de Leitura

Sinopse: O primeiro volume da trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman, se passa em um mundo muito parecido com o nosso – mas com algumas curiosas diferenças. Ciência e religião se confundem. Todo ser humano possui um daemon, um animal inseparável que na infância toma várias formas. E existe um raríssimo objeto que aponta a verdade, mas ninguém sabe fazê-lo funcionar. Lyra é uma menina levada que vive na tranqüila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer. E quando seu grande amigo Roger, some, Lyra parte em sua busca, disposta a desafiar seus próprios temores. Na paisagem árida do Norte, onde tenta encontrar Roger, Lyra enfrenta uma terrível conspiração que faz uso de crianças-cobaias em sinistras experiências. Entre ursos usando armadura e bruxas que sobrevoam as sombrias geleiras, Lyra terá que fazer alianças inesperadas se quiser salvar o amigo de seu trágico destino.

Resenha: Foi pura coincidência do destino, é a única explicação que tenho para isso. Como eu havia falado no "A Estante Aumenta #3", eu havia comprado o livro por pura sorte de minha mãe ter me pedido para comprar jornal. E nesse mesmo dia depois de ter postado, eu descobri que passaria o filme na "Sky". Assisti o filme e li o livro. Isso foi excelente. E farei uma resenha muito boa e abordarei o tema religião nela.

O livro é sensacional, envolvente e totalmente criativo. Quem não gostaria de ter sempre um amigo para estar do seu lado? Tipo, para sempre mesmo até a sua morte. Pois é. O autor desse livro escreveu isso. Nesse mundo paralelo os humanos nascem com as suas almas fora de seu corpo e essas almas tem formas de animais, denominados de "dimons". - Eu gostaria de ter um dimon - O livro conta a história de Lyra Belacqua e seu dimon Pantalaimon, que após ouvirem uma conversa escondida, acabam descobrindo sobre o Pó, que contém uma aparência de areia que saem da Aurora Boreal e que através de seus dimons entram no ser humano. Depois disso em uma reunião, Lyra se depara com a Sra. Coulter, uma bela mulher que encanta todas as crianças através da sua voz. E então ela é convidada para morar com essa Sra. Coulter, ela aceita, mas o seu amigo Roger simplesmente desapareceu o que faz ela ficar preocupada e então com o sumiço de Roger e a curiosidade sobre o Pó, a leva para uma aventura fantástica, onde existem ursos de armadura, feiticeiras e gípcios.
 
"[...] A armadura de um urso é a alma dele, assim como o seu dimon é a sua alma. Você poderia se livrar do seu dimon e colocar no lugar um boneco cheio de serragem? É a mesma coisa. [...]"
 
A narrativa do livro é em terceira pessoa. Ela te envolve completamente, te prende da primeira página até a última e acima de tudo, a Lyra é uma personagem apaixonante. Corajosa, teimosa, meiga e muito inteligente para uma menina de onze anos. Eu me lembrei da Liesel Meminger, de "A Menina que Roubava Livros". Amei mesmo esse livro.
 
"[...] acho melhor não saber o que está no futuro. Prefiro o presente."
 
A adaptação do filme foi boa. Porém algumas partes me deixaram chateado. Porque o diretor simplesmente mudou os acontecimentos dos fatos. Como por exemplo a ponte de gelo que a Lyra atravessa para ir a Bolvangar - aquele lugar onde são mandadas as crianças - aquela ponte não existe ali. E ela não foi por vontade própria para aquele lugar. E sim foi pega por uns caras que atacaram o grupo de onde ela estava. Outro fato é que, o garoto que ela encontra no filme, é o Tony Makarios, um garoto que nem aparece no filme e não o Tony Costa filho de Mãe Costa. A feiticeira no livro, só aparece no final e no filme ela aparece já quase no início praticamente. E outra coisa que eu achei absurda. A parte do filme onde ela encontra o Rei-Urso Iofur Rackininson. Odiei. Ela novamente havia sido sequestrada e ela no filme simplesmente quis fazer aquilo. Eu achei que o filme ficou completamente sem nexo. Os personagens apareciam do nada, falas importantes foram cortadas. E o final do filme retirado. Sim sim retirado. Mas por quê foi retirado Misael? Pelo simples de a Igreja Católica dizer mil coisas negativas a respeito do filme. Irei explicar o por quê.
 
O autor Philip Pullman, passou uma imagem ateísta, onde as pessoas vivem mais por si, do que a um deus ou algo do tipo. E ele ainda critica em várias partes do livro o modo como o "Magisterium" age em cima do Pó, que segundo o autor é a fonte do pecado dos seres humanos. O Magisterium se mostra cruel e obsessivo, fazendo experimentos com crianças, cortando a ligação entre os seus dimons. E por Philip falar mal do Magisterium, que seria a suposta Igreja Católica, a tal simplesmente boicotou o filme falando que tornaria as crianças ateístas e tal. Fazendo com que tivesse poucas exibições e acabasse não lançando os próximos dois filmes. Por isso várias partes foram cortadas e o final retirado onde Lyra encontraria Lorde Asriel e ele falaria sobre a suposta origem do Pó e porquê ele é taxado como pecado. E para não dar continuação ao filme o diretor retirou o "fim" que seria chocante. 
 
"[...] Os seres humanos não conseguem ver qualquer coisa sem querer destruí-la [...]"
 
O que me chamou muita atenção e me deixou absurdamente boquiaberto foi que Philip pegou um pedaço do trecho da bíblia, colocou de seu jeito e falou sobre o fato. Foi uma ideia brilhante e de grande iniciativa. Ao meu ver.
 
"Ela se virou para o lugar em que brilhava o sol. Atrás deles, ficavam a dor, a morte e o medo; á frente deles, a incerteza, o perigo e mistérios inimagináveis. Mas eles não estavam sozinhos."
 
A Igreja Católica acabou com um filme que poderia ter muito sucesso. Depois que li essa notícia, fiquei extremamente chateado, porquê eu amei o livro e eu gostaria de assistir a continuação, porém terei de me contentar com os livro e imaginar as cenas em minha mente.
 
"Assim, Lyra e seu dimon deram as costas para o mundo em que nasceram, e caminharam para o céu."
 
O livro é muito bom gente, muito bom mesmo. Eu amei a narrativa de Philip Pullman, porém eu senti falta de um glossário, ou notas de rodapé, pois em muitas ocasiões ele fala sobre objetos daquele mundo como se nós já conhecêssemos, e muitas vezes eu fiquei perdido na leitura por causa disso. Mas fora isso, o livro é perfeito. Impecável e totalmente viciante.
 
Para quem gosta de ação, aventura, batalhas, um pouco de magia e histórias de um outro mundo. Eu recomendo: "A Bússola de Ouro".
 
Ah! Devo desculpas, disse que postaria ontem, mas acabei não podendo postar. Me desculpem >.<

2 comentários:

  1. esse livro e muito bom li ele em apenas dois dias
    bay http://livroazuis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo! Ele entrou na minha lista de favoritos!! A escrita de Philip é ótima, enbolvente... Tudo de bom mesmo. Gostei do seu blog *-*

      Excluir

Deixe o seu comentário!