18 de agosto de 2013

Resenha: Terras Metálicas

Hey peoples! Passei um tempo sem atualizar o blog, não foi mesmo? Peço-lhes mil desculpas. Mas hoje eu estou aqui para uma resenha fantástica, do livro "Terras Metálicas"!

 


Título: Terras Metálicas
Autor: Renato C. Nonato
Número de páginas: 616
Editora: Novo Século - Novos Talentos
Avaliação: 4/5 - Ótimo! Quem sabe um dia eu não releio?

Sinopse: A Última Guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. A utopia da sociedade reinou desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar...
Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre de Saturno - o parque temático da Esfera - e divagações sobre seu sonho de voar. Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade do túneis lhe for cenferida. Mas essa nova etapa também vai levá-la por caminhos perigosos... Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos. Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhe darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo.


Resenha: Quando esse livro finalmente chegou na minha mão... admito que eu fiquei assustado. O livro é um pouco grosso, mas nada tãão grosso assim. E por incrível que pareça... ele é mais fino que "A Guerra dos Tronos".
 
- Nem toda justiça é justa - o homem disse chateado -, mas nós precisamos nos sujeitar a ela enquanto não encontramos um modo melhor de resolver as coisas.
 
A narração do livro é em terceira pessoa, uma narrativa leve, descontraída e muito, muito engraçada.
 
[•••] Mas o trabalho dos heróis nem sempre é nobre. [•••]
 

O livro conta a vida de uma garota chamda Raquel. Que tem o sonho - como muitas pessoas - de voar. E isso. No mundo dela. É possível. Um lugar onde existem Túneis, que podem mover coisas com o poder da mente. Bios, que podem modificar o seu corpo. Sibérios, que podem mudar a temperatura das coisas. Antenas, que podemos ler e implantar pensamentos nas pessoas e Exilados, que não tem poder nenhum.
 
- Às vezes nem toda a dedicação do mundo é capaz de resolver um problema.


A história começa quando Raquel, em uma das suas aulas, descobre que o mainframe da Esfera está debilitado, tendo um atraso na resposta e com isso, podendo causar uma segunda Grande Crise. E então. Como toda a garota dos livros, Raquel queria se aprofundar mais no assunto e querer, se possível, salvar o mundo em que vive.

[•••] ainda há paz nessas paredes de aço, mesmo que seja uma paz sustentada pela ignorância.


Gente... esse livro é fantástico! Sabe aquele livro que tira o seu ar, todo o tempo? Que quase te mata de falta de ar!? É bem isso que o livro proporciona. Só no meio do livro que temos uma pausa de 100 páginas para respirar. E depois voltamos para a bomba de oxigênio, porque respirar sozinho é muito difícil, lendo esse livro. Rsrs.
 
- A justiça nem sempre é justa.


Terras Metálicas, além de trazer muita emoção. Trás uma ideologia, de como a governo manda e aliena as pessoas ao seu redor. Dizendo um "Keep Calm and Carry On", mesmo nada estando realmente bem. Dizendo que vamos sobreviver. Com tanta gente passando fome e sem educação. No livro são, A Elite x A Facção. Aqui são o Governo x Sóbrios. Onde lutam por um mundo melhor sem corrupção, onde todos são felizes. Realmente felizes.
 
- As pessoas têm direito à paz até que a paz não seja mantida. [•••]
 
O fim do livro, é um dos mais marcantes. Que eu nunca. NUNCA, vou esquecer! Eu chorei! Tipo, muito mesmo! Não de tristeza... E sim de alegria. De tanta emoção! E o fim é tão "Oh My God!" que deixou um sabor enorme de quero mais. E espero que a continuação chegue logo. Por que eu não quero morrer de curiosidade por tanto tempo.
 

E eu já ia me esquecendo dos tashis! São tipo os daemons de "A Bússola de Ouro", os nossos tamagochis! Eles são um tipo de robôs, que tem vontade de própria e com muita personalidade! Literalmente! Existem alguns valentões, como a Sagitária, os brincalhões com Liceu e Tashi - sim isso mesmo. O nome do tashi é Tashi. Quanta imaginação, não é mesmo? - e também tem os intelectuais como o Nirvana. Amei esse nome.
 
A única coisa que eu senti falta mesmo... Foram notas de rodapé. Eu fiquei meio perdido as vezes, por não saber direito o que seria o que ele queria dizer, tipo "IA", o que seria isso? Inteligência Artificial? Uma sigla de algum nome? Por que em várias partes do livro, as pessoas falavam "Pelo meu IA!" Fora isso... Não existem erros!
 
- Povos que só conhecem a guerra buscam a paz, povos que só conhecem a paz buscam a guerra.
 
O nosso autor parceiro, Renato C. Nonato, está de parabéns! É um livro sensacional! E que as 600 páginas virarem pouquíssimas!! O que eu achei que demoraria anos para ler, foi Super rápido. Eu simplesmente amei o livro! Muito bom mesmo!
 
Parem quem gosta de uma bela distopia, suspense e ação de tirar o fôlego... Eu indico para vocês... "Terras Metálicas" de Renato C. Nonato!
 
By: Misael Coelho
 

2 comentários:

  1. https://www.facebook.com/pages/CODEX-Popul-Vuh-ramo-de-folhas/224560217695696

    ResponderExcluir
  2. http://www.ciadoslivros.com.br/codex-popul-vuh-ramo-de-folhas-2013-edicao-1-p560181/

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!