7 de setembro de 2013

[RESENHA] Sacramento

Hey peoples! Como vão? Trago hoje para vocês a resenha do livro Sacramento, do nosso autor parceiro, Felipe Cangussu!




Título: Sacramento
Autor: Felipe Cangussu
Número de páginas: 400
Editora: Novo Século - Novos Talentos

Sinopse: Os quatro amigos cresceram juntos e sempre fizeram o possível para permanecerem inseparáveis. Pelo menos até agora. Pois um deles, Johnny, por razões inexplicáveis, comete um suicídio. Porém, anos mais tarde, o que parecia uma tentativa contra a vida revela-se um contrato com a Morte, que finalmente veio cobrar a sua vida.
A partir daí, o destino desses jovens muda completamente. Com a chegada dos Cães da Morte, Johnny, pilotando sua moto possante, retorna a fim de salvar seus três amigos e desafiar estas criaturas das trevas, transformando seu antigo pedaço do paraíso, num verdadeiro campo de batalha.

Resenha: Quando eu peguei o livro eu me deparei com esta frase no fundo do livro: "Não leia esse livro se não estiver disposto a passar a madrugada imerso no rio de suas palavras. Deixe-o para quem deseja se entregar à sua trama como um apaixonado, à fluidez dessa obra envolvente e um tanto... original.". Assim que terminei de ler essa frase, no mesmo momento eu ficar excitado o bastante para ler o livro. Pois o último livro que me pediu para não lê-lo, fôra Percy Jackson e eu não me arrependo de ter continuado a leitura, assim como não me arrependi com esta. Que por incrível que pareça, eu fiquei imerso no rio de suas palavras. Posso lhe dizer que a frase que contém no fundo do livro, tem tudo a ver com ele. Pois o livro realmente te prende, do início ao fim e nunca, nunca me deixou cansar da leitura.
 
"Essa é a história de William, o amigo que todo suicida precisa. De Anderson, o psicopata do bem. Marina, a mulher que amou demais. E Johnny Sacramento, o homem que (quase) morreu três vezes."

A narrativa do livro é ótima, perfeita. Enquanto eu lia eu me lembrava dos autores: Stephen King, com suas narrativas, leves, simples e sombrias e Jô Soares em "As Esganadas" com suas narrativas, satíricas e irônicas. E juntando as narrativas desses dois grandes autores, você tem a narrativa do livro "Sacramento". Onde te prende do início ao fim, que te faz mergulhar na história e se familiarizar com os quatro protagonistas da trama.

"- É isso mesmo, camarada, a vida é injusta! Você precisa ser um guerreiro para vencê-la - Anderson disse para o morto enquanto puxava do bolso o maço de cigarro Hollywood - Isso aqui é uma merda, né, Will? Essa cidade é complicada, e tudo é difícil, né não? A vida é dura, mas nós precisamos ser mais, não acha?"

Quando eu comecei a ler o livro eu achava que ele era aquele livro de romance, com aventura e um sobrenatural bem aconchegante. Mas com o decorrer das páginas. O livro de romance foi se transformando num verdadeiro livro de ação, com um sobrenatural super chamativo e que te amedronta. Haha

"[···] Johnny nunca tinha experimentado tanta turbulência em um voo. Nunca experimentara tanta turbulência tanta turbulência nos pensamentos. [···]"

Sabe aquele livro que você só para de ler depois que seus olhos cansarem, de ser forçado a parar? Foi o caso desse livro. Eu não me contetei até tê-lo terminado. Pois a cada página que passava, mais ação lhe era adicionada à trama.

"[···] Ver uma pessoa viva assim é um milagre. Não quero ver um milagre desacreditado."

Admito que no início do livro eu me senti um pouco perdido, pois o autor nos conta o passado dos nossos queridos personagens. Mas eu achei que deveria ter algo indicando que nós estávamos no passado. Pois assim, seria mais fácil compreender a estratégia do autor. Mas depois que você pega o 'jeito da coisa', tudo fica melhor. Outra coisa que o autor traz para nós, leitores, são notas de rodapé inovadoras. Ao invés de nelas terem significados de palavras, na verdade ele coloca nome de músicas em que os personagens cantam no livro. Eu achei isso super legal! Gostei mesmo!

"Tudo ques podia ver era apenas escuridão e trevas."

O autor nos trás emoções como raiva, tristeza, medo e as vezes um pouco de aflição. É livro que não nos dá pistas do irá acontecer na página posterior. O livro é totalmente indecifrável, se você achar que sabe o final da história, está enganado. Nesse livro. Tudo pode acontecer. Tipo, tudo mesmo!

"A luz da manhã lhe dava forças para ter esperança."
 
Nesse livro também ocorrem milhares de mortes. E quando eu falo milhares, são milhares mesmo. E não são mortes normais. São mortes macabras, que você chegar a sentir a dor do personagem. Pois o autor relata tudinho. Você chega a ficar de luto com a ausência dos personagens.

"Os dois olhavam em silêncio para Marina. Tão linda, tão perigosa."

O final do livro é tão perfeito e triste ao mesmo tempo... que "quase brota-me uma lágrima" rsrs' e o modo como acaba nos dá um gostinho de quero mais... quando eu terminei o livro que o fechei, me bateu uma saudade... me deu vontade de ler tudo novamente. Me deu vontade de reviver cada momento de tensão, angústia, medo, alegria... tudo mesmo. Um dia eu relerei esse livro tenho certeza.

"- Você pode tentar fugir da Morte o quanto quiser - disse ela -, mas no final, eu sempre ganho."

É isso pessoal! O autor Felipe Cangussu está de parabéns! Me proporcionou grandes momentos emocionais, principalmente nas duas últimas mortes de Johnny. Eu realmente aprendi que amigos verdadeiros podem sim existir e que podem ser levados para sempre e que pessoas podem sim mudar totalmente. Realmente amei esse livro.

3 comentários:

  1. Com certeza é um livro que me chamaria bastante atenção. SK? é meu autor favorito, provavelmente é um livro que vou gostar muito.
    A resenha está ótima.
    Adorei seu cantinho.
    Um beijo,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  2. Oi Misa... o livro realmente tudo isso e muito mais... eu amei a leitura dele, pois amo detalhes e o Felipe colocou muitos detalhes nesse livro. Eu não vejo a hora de chegar o meu exemplar porque agora quero Lê-lo de novo em livro físico, vou poder sentir novamente as emoções dos personagens e enlouquecer com algumas situações... O Felipe conseguiu construir muito bem a personalidade de cada personagem... ele realmente está de parabéns... e queria muito uma continuação ou outra história tão boa quanto essa.... Amei demais!!! Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Curti sua resenha e o blog, estava procurando a opnião de alguem sobre esse livro no google,
    ai me deparei com sua resenha, me amarrei nela. To louco pra ler esse livro.

    Ass: Weel Geroncio

    http://www.maisquelivros.com/

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!