29 de maio de 2014

[RESENHA] Harry Potter e o Cálice de Fogo

Hey Peoples!! Como vão??

Hoje, como prometido, trago para vocês a resenha do quarto livro da saga de Harry Potter!! Espero que gostem, pois é um dos meus favoritos!!

Obs.: Esta resenha pode ter spoilers dos livros anteriores.




ISBN: 978-85-325-2787-5
Título: Harry Potter e o Calíce de Fogo
Autora: J.K. Rowling
Número de páginas: 535
Editora: Rocco

Classificação: 

Sinopse: Verão, Harry Potter, agora com 14 anos, sente sua cicatriz arder durante um sonho bastante real com Lord Voldemort, o qual não consegue esquecer; três dias depois, já em companhia da família Weasley, com quem foi passar o restante das férias, na final da Copa Mundial de Quadribol, os Comensais da Morte, seguidores de Você-Sabe-Quem, reaparecem e alguém conjura a Marca Negra – o sinal de Lord Voldemort – projetando-a no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica. Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim...
O ano letivo já começa agitado. Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Acontecimentos inesperados – como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola – alvoroçam os ânimos dos estudantes. Para surpresa de todos não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas. Será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas européias de bruxaria — Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang — que não se realizava havia um século. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões. Liderados pelo professor Dumbledore, os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas.Apesar de alunos menores de 17 anos não poderem se inscrever no Torneio, inexplicavelmente Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo, um grande copo de madeira toscamente talhado cheio até a borda com chamas branco-azuladas, para competir como um dos campeões de Hogwarts. Tendo a seu lado os fiéis amigos Rony Weasley, Hermione Granger e agora também o seu padrinho, o bruxo Sirius Black, que fugiu de Azkaban no ano anterior, o menino feiticeiro tentará escapar mais uma vez das armadilhas de Lord Voldemort.Além de todos os desafios, há feitiços a serem aprendidos, poções a serem preparadas e aulas de Adivinhação, entre outras, a serem assistidas, Harry terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência: amor, amizade, aceitação e rejeição.Harry Potter é o tipo de livro que fascina, encanta, surpreende e prende a atenção até o último segundo. Uma série recomendada para todas as idades.
Resenha: O livro começa, diferente dos outros três antecessores, com um capítulo falando sobre um assassinato que ocorrera na casa dos Riddle, onde toda a família fora morta e sem nenhum vestígio de arrombamento ou algo do tipo. Nem mesmo os corpos aparentavam ter sido apunhalados ou envenenados e nenhum morador de Little Hangleton sabia explicar o que realmente aconteceu. Colocando a culpa no jardineiro que morava numa casa próxima a dos seus donos, e cuidava do jardim e da casa, como se eles ainda estivessem pagando pelo seu trabalho. Até que um dia, ele também fora morto.

"É uma coisa estranha, mas quando se está com medo de alguma coisa, e se daria tudo para retardar o tempo, ele tem o mau hábito de correr." Pág.234 
No segundo capítulo, nós voltamos para a narração do dia-a-dia do nosso bruxo, Harry Potter, que está como sempre nos inícios dos livros, na casa dos seus tios, os Dursley. Podemos dizer que agora o Harry não está sofrendo tanto quanto antes por ter um "tio foragido da polícia" que pode fazer um visita para ele quando Harry quiser. Tirando os primeiros capítulos que são sempre descontraídos, chega a hora da tensão.
Harry recebe um convite para passar os últimos dias das suas férias com os Weasley por causa de um evento chamado: Copa Mundial de Quadribol.

"- A curiosidade não é um pecado - disse ele. - Mas devemos ser cautelosos com a nossa curiosidade... sem dúvida..." Pág. 438
 Neste evento, tudo vai bem, até que em um certo momento, Comensais da Morte começam a atacar onde os bruxos estão acampados, correria, feridos e alguns mortos (eu acho, não me recordo direito). E o aparecimento da Marca Negra. O símbolo dos Comensais da Morte. E além do aviso que os Comensais da Morte estão voltando... Harry terá que enfrentar o Torneio Tribruxo, onde por engano seu nome saiu do Cálice de Fogo e a sua única alternativa é participar dele até o final, correndo perigos e tudo o mais.

"- Compreender é o primeiro passo para aceitar, e somente aceitando ele pode se recuperar." Pág.497
A narração do livro, como sempre em terceira pessoa, tendo foco apenas em Harry Potter, exceto o primeiro capítulo que é tipo um prólogo, onde temos a atenção no velho caseiro da casa dos Riddle, Franco Bryce. A narrativa é leve e descontraída, sem muitos rodeios e prende o leitor do início ao fim do livro. As letras estão em um tamanho um pouco pequeno, mas nada que dificulte a leitura do mesmo. As páginas brancas, também não incomodaram em nenhum aspecto, até porque eu não consigo imaginar um livro de HP com páginas amareladas. A capa também, muito linda, amo os livros da capa branca, acho-as mais bonitas que as originais. Acho que tem um pouco mais a ver do que as antigas.

"- Não adianta a gente ficar sentado se preocupando. O que tiver que ser será, e nós o enfrentaremos quando vier." Pág. 524

Neste livro podemos perceber que a maturidade de Harry está aumentando, e suas responsabilidades também. Mas esse livro não tem apenas ação e mistério. Mas também romance de Hermione e alguém um tanto improvável que eu shippo bastante. E a primeira carga de ciúmes e brigas. E também comédia, com as entrevistas sensacionalistas de Rita Skeeter. É muito perfeito!! Tudo nele! O mistério, na minha opinião foi o melhor montado entre os sete livros e ninguém nunca iria adivinhar que o culpado de tudo seria tal pessoa. Porque é tão improvável que nem passa pela sua cabeça que seria o tal.

Esse é um dos meus favoritos pelo simples motivo de conter muito, muito, mas, muito mistério e ação! Além das provas que o Harry tem que enfrentar, ele "tem" que descobrir quem foi que colocou o seu nome no Cálice, e também quem está por trás de roubos e ataques em Hogwarts. Não é atoa que li este livro em três dias. Um dos mais viciantes dos quatro iniciais. E com certeza irei reler mais vezes. Não talvez esse ano... Mas eu vou reler.

Recomendo: Para todos aqueles que gostam de uma boa dose de ação e mistério. Mitologia. E claro para todos os Potterheads.

É isso pessoal!! Espero que tenham gostado da resenha! Aguardo o comentários de vocês!!

Postado por: Misael Coelho

5 comentários:

  1. Com certeza esse livro tem muito mistério e ação mesmo!!! Nem sei que livros de Harry Potter eu li ou não, então pretendo ler todos e resenhá-los. Mas os filmes sei que assisti todos, e tenho certeza que não tem como esse livro não ser um dos mais viciantes, como você disse.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro há 5 anos atrás e depois dessa resenha me deu uma saudade <3
    Gostei das frases escolhidas e também acho super recomendável. Não é um livro só para crianças, é um livro para qualquer idade!

    Blog Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  3. Hey,

    Quando eu vou poder ler alguma resenha deHP, sem ter spoirles, poxa fiquei triste nem li, tenho uma imensa vontade de ler os livros da JK só tenho Morte Súbita e estou enrolando a muito tempo para ler.

    Mayla

    ResponderExcluir
  4. Oi Misael, tudo bem?
    Eu não consigo escolher um dos livros como favorito, simplesmente amei todos eles, pois o universo que a autora criou é fascinante, acho que essa saga nunca será superada. Gostei muito do torneio desse livro e o mistério realmente é muito bom. Você ficou surpreso com quem está por trás dessa trama? Anda não viu nada, fiquei de queixo caído e de coração apertado com o final dessa série.
    Vou aguardar você chegar até o fim.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Misael!
    Mistério e ação, são ingredientes que não faltam mesmo em HP! Eu nunca resenhei eles, apesar de já ter lido toda a saga mais de quatro vezes! Amo de paixão, acho que minha resenha ia ser muito estilo fã!
    Beijos
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!