1 de junho de 2014

[RESENHA] Esquizo - A Realidade é Ilusória

Hey Peoples!! Como vão??

Hoje trago para vocês a resenha do livro do nosso autor parceiro Maurício C. Garcia!! E aproveito e peço desculpas ao autor pela demora na leitura do mesmo, demorou alguns meses para iniciar a leitura... Mas aqui esta a resenha! E espero que gostem!


[Skoob] [Para comprar o livro]
Sinopse: Uma grande cidade do Sul do Brasil. Um homem chega numa delegacia. Enrolado em uma toalha encharcada de sangue, não sabe de onde veio ou quem ele é. Uma equipe de investigadores, liderada por um experiente comissário e uma psiquiatra, embarca em uma extraordinária jornada em busca de respostas, e o que encontram são fragmentos de uma vida em um labirinto de delírios. Esquizo traz a trama dramática de uma pessoa que sofre de esquizofrenia e perde contato com a realidade. Ao se dar conta da situação em que se encontra nos breves momentos de lucidez, percebe que seu passado e caráter são colocados à prova. Com um surpreendente desfecho, Esquizo deixa o leitor perguntando até o último momento. Afinal, quem é Esquizo?

ISBN: 978-85-66172-01-0
Título: Esquizo - A Realidade é Ilusória
Número de páginas: 240
Autor: Maurício C. Garcia
Editora: Infinity Produções



 



Resenha: O livro conta a história do Comissário Rocha, recém divorciado, e que pela narrativa parecia estar um pouco entendiado com a mesmice do seu dia-a-dia. Porém tudo muda quando um homem desmemoriado enrolado em uma toalha ensanguentada aparece numa delegacia. Ele realmente não sabia o seu nome, idade, o que fazia antes de chegar ali, e nem porque estava enrolado numa toalha ensanguentada. Com isso, o homem, fora levado para uma Clínica Psiquiátrica para descobrir o que aconteceu com ele. Ao passar do tempo, ele é diagnosticado com uma doença mental: Esquizofrenia. O homem, cujo o seu apelido havia se tornado Esquizo, não havia apenas criado o seu próprio mundo, mas também havia deixado de se comportar como um adulto e passou a falar, pensar e fazer tudo o que uma criança normal de oito anos faria.
E com a ajuda da Dra. Rosemeri, a coordenadora da Clínica, e os policiais: Jonas e Pascoal... O Comissário Rocha procura um meio de descobrir algumas questões para solucionar o caso Esquizo. Quem é ele? De onde vem? E a sua família?

"Se Jesus Cristo havia transformado água em vinho, a esquizofrenia a havia transformado em cachaça."

Neste livro existem dois tipos de narrativa. Há momentos em que estamos na mente de Esquizo, cujas narrações são em primeira pessoa, e o resto do livro nos dá uma visão de terceira pessoa acompanhando o nosso comissário "Pedregulho".

Admito que demorei um pouco na leitura do livro, e sinceramente... Eu realmente não sei porque. O livro é fantástico e angustiante desde o início. Aquele "Q" de: "Como assim?" e "Ah meu deus!" percorreu durante toda a leitura. Sem falar na perfeita e divina qualidade do livro! Capa dura, imagens em 2D e 3D acompanhados com óculos, uma página maravilhosamente boa (chouché), e as letras no tamanho perfeito para a leitura!

Ah... Não posso deixar de comentar do enredo. Totalmente surpreendente e que te tira o ar. A cada capítulo uma nova descoberta, a cada nova descoberta, uma nova peça de um quebra-cabeça gigante era posta no lugar certo. E o BUM que todo o livro policial precisa ter, foi tão imenso e estrondoso que fiquei desnorteado quando terminei o livro. E eu fiquei meio: "É isso? Acabou? Quem sou eu?" E o melhor de tudo, nada fora deixado em aberto. Tudo ali, nas linhas e entrelinhas das páginas

“Na investigação de um caso, ás vezes, é necessário mais do que experiência, instinto ou qualquer outra qualidade digna de um grande investigador. Ás vezes, é necessário também olhar para o óbvio.”

Existe apenas um ponto negativo no livro que fora um erro encontrado no livro, não atrapalhou muito na leitura, não sei foi apenas no meu livro, mas... Houve uma parte em que eu estava lendo o livro e me deparei lendo a mesma coisa que li alguns segundos atrás no parágrafo anterior. Não me lembro direito, qual foi o número da página, mas foi meio esquisito ver aquilo... Mas fora esse erro, eu não vi mais nenhum em toda a minha leitura, o que é muito bom! Um livro sem erros de digitação e pontuação da mais vontade de ler, e aquele receio de encontrar um outro erro é um pouco cansativo para o leitor.

Esse livro com certeza entrou para os meus favoritos. Deu para perceber que o autor fez uma pesquisa aprofundada no assunto da Esquizofrenia, e querendo ou não, passando-nos um pouco sobre esse conhecimento que teve sobre essa doença. Pude aprender tantas coisas sobre ela, desde os seus breves sintomas, formas de tratamento e tudo o mais. 

Além de tudo isso que falei... Ainda tem uma coisa que é MUITO interessante! O livro tem Patrocínio Cultural do Governo Federal, também de uma Lei de Incentivo à Cultura que eu nem sabia que existia! Dou meus parabéns ao autor por ter conseguido estes patrocínios!!

Com o erro que teve, eu fiquei pensando em quantos livros eu daria, nada menos de três, mas pelo enredo envolvente e o quebra-cabeça perfeitamente montado, quatro não seria nada justo. Até porque esse livro me deu vontade de conhecer novos livros com temática policial, que eu nunca me interessei, gostei de me tornar um detetive junto o personagem. Então eu decidi dar cinco livros devorados, nada mais justo do que prestigiar e parabenizar esta obra fantástica!!

Recomendo: Para todos os fãs da categoria policial, para os que gostam ter um misto de emoções lendo um único livro, para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre como é a mente de um esquizofrênico, e lógico. Para aqueles que estão preparados para um desfecho emocionante, que te deixará de boca aberta até a última página.

Entrando já no ritmo da Maratona Literária que começa hoje!! Vou colocar uma música que com certeza me lembrou a história do livro! Digamos que não foi nada difícil escolher, já que eu um tanto fã dessa banda e me lembrei na mesma hora dessa música: Animal I Have Become - Three Days Grace




É isso pessoal!! Espero que tenham gostado da resenha!! Postei agora às 04:04 da manhã, porque eu simplesmente não consegui dormir pensando no enredo da história e em como eu contaria tudo isso para vocês! Aguardo comentários!!

Postado por: Misael Coelho

4 comentários:

  1. Oi Misael, tudo bom?!
    Vou ser bem sincero kkk. Odiei essa capa :X
    A sua resenha ficou ótima, mas não sei se eu leria rsrs!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi, oi Cam!
    Então, primeiramente vamos falar dessa capa: Eu achei ela... um pouco forçada, sabe? MAS COMO NÃO ESTAMOS AQUI PRA FALAR DA CAPA. Vamos ao livro hehe
    Gosto de livro com narrativa assim, acho que os autores conseguem aprofundar mais a história e isso torna tudo muito fantástico.
    Que incrível esses patrocínios!
    O livro parece ser ótimo mesmo e sua resenha ficou incrível!
    Talvez entre para a minha listinha haha

    Beijos!
    Bárbara
    Toca dos Livros
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Misael! Rapaz, que saudade daqui… Seu blog está lindo com esse novo layout. *3*
    Eu não conhecia este livro, mas adorei toda a premissa e a criatividade em incluir efeitos 2D e 3D no decorrer dele. Os transtornos mentais me fascinam e estou bastante feliz por saber que há cada vez mais livros que os abordam. Eu espero poder ler Esquizo! Acabo de adicioná-lo à minha lista de leitura, porque o enredo e a relação entre os gêneros policial e drama me atraíram muito. <3
    Ótima resenha.
    Beijos!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parece ótimo, tem muitos talentos aqui no Brasil que precisam ser revelados.

    http://porquelivronuncaenguica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!