30 de julho de 2014

[RESENHA] Um Mundo Chamado Timidez

Hey Peoples!! Como vão??

Hoje trago para vocês a resenha do livro que estava devendo faz um tempinho, porque eu já terminei de ler, e eu meio que enrolei para resenhá-lo, porque... Porque eu não sei. Apenas não consegui pensar em como contar sobre o livro. Mas... Vamos lá, não é??

SKOOB

ISBN: 9788580440294
Título: Um Mundo Chamado Timidez
Páginas: 224
Autora: Leanne Hall
Editora: LeYa


Sinopse: Uma menina numa missão para esquecer. Um garoto que uiva. No subúrbio de Timidez, onde o Sol nunca nasce e as fronteiras crepitam com uma energia estranha, MeninoLobo conhece uma estranha no Hotel Diabético. Ela fala o seu nome: MeninaSelvagem, e ela o desafia a ser o seu guia pela noite sem fim. Mas eles são assaltados pelos Moleques. E o que acontece está se movendo, despreocupado... perigoso. Há coisas que apenas podem ser ditas na escuridão. E uma longa noite é tempo suficiente para mudar uma vida.







Resenha: O livro conta a história de dois jovens (adolescentes, quase adultos), que se conhecem em uma casa noturna chamado, Hotel Diabético, onde depois de trocarem poucas palavras, acabam saindo juntos pela noite, para MeninaSelvagem descobrir um pouco sobre Timidez, um bairro da cidade de Plexus, no qual o Sol simplesmente parou de nascer, e agora é somente a noite, durante vinte e quatro horas. Mas eles não imaginam que nas poucas horas que passarão juntos, muita coisa iria acontecer, que segredos seriam revelados e que lágrimas seriam derramadas e que teriam de ir atrás de algo que vale muito para um dos personagens. 

"A Escuridão é um cobertor pesado que me mantém escondido." Pág. 38

A narrativa do livro é em primeira pessoa, nos deixando entrar na mente dos nossos dois protagonistas, MeninaSelvagem e MeninoLobo, em geral sendo dois capítulos narrados pela garota, dois capítulos pelo garoto. E temos que prestar atenção ao título do capítulo, já que vai ser nele que será indicado quem estará narrando o capítulo.

"Existem mudanças que se insinuam lentamente em você e mudanças que o dilaceram, de modo que você nem mesmo saiba mais quem é você." Pág. 66

Assim como todo mundo, eu julguei o livro pela capa quando eu ganhei. (Na verdade, mais pelo título) Eu logo achei que era um livro de autoajuda e que eu não iria gostar nem um pouquinho dessa história. Mas então eu li a sinopse e olha... Dei uma bela animada, e pensei, "devem ser duas crianças tímidas enfrentando mistérios e descobrindo como vencer a timidez." E comecei a ler com uma expectativa baixa. E olha... Não é que o livro me surpreendeu completamente?? Tenho que bater palmas para a Leanne Hall, ela superou bastante as minhas expectativas e me deixou maravilhado com o mundo de Timidez.

"- Você precisa tomar cuidado para não se isolar - ela disse. - Não se aprofunde demais em você mesmo." Pág. 67

O interessante da história é que: começa em um ponto como se nós tivéssemos afinidade com os personagens, mas nós não sabemos literalmente nada da vida dos personagens, não sabemos sequer o nome deles, quantos anos, nada. Você começa um tanto perdido. E então de pouquinho em pouquinho você vai conhecendo mais os personagens, eles vão ganhando profundidade... E quando você menos percebe, está completamente apaixonado por um ou por outro.

"Para que as pessoas falem você tem que ser uma parede branca e vazia onde elas queiram pintar suas histórias. Sem julgamentos, sem reação ou curiosidade." Pág. 84

Além do mistérios dos personagens principais, existem os mistérios que cercam Timidez e as confusões que eles vão se metendo pelo caminho. É realmente um livro fabuloso que você consegue ler rapidinho. Em uma noite, como os nossos dois protagonistas.

"Você pode viajar meio mundo e a dor ainda continuará dentro de você." Pág. 136

Podemos dizer que cada personagem tem a sua singularidade, complexidade, eles foram bem construídos e eu gostei bastante disso, porque nos aproximamos bastante dos mesmos, chegando até a nos botar no lugar deles em algumas ocasiões.

"Este é o meu castigo por querer uma noite que apagaria o dia, uma noite com segredos sombrios, perseguições em becos e senhas. Cuidado com o que você deseja." Pág. 143

Também preciso dizer que: Sim. Tem romance, mas não os romances que vemos por aí todos os dias. É um romance tão natural que você nem percebe que está acontecendo, é aquele romance que acontece com a gente, o que nos faz ficar mais próximos ainda. E eu amei isso, por isso, mais alguns pontos para autora, já que ela não escreveu um romance meloso e nem o deixou como tema principal.

"A verdade dói, mas não saber a verdade dói mais." Pág. 175

O ruim e o bom, e acho que foi meio que proposital da autora, foi o fato de que: As vezes dava para perceber que o personagem sabia de algo que a gente queria muito saber, mas não podemos, porque está na narração de um outro! Aí você fica naquela esperança de que o próximo capítulo chegue logo para sabermos o que é. Mas ao contrário do que pensei, ela não volta no tempo para explicar. Ela dá continuidade como se tudo isso tivesse sido esclarecido antes, o que me deixava nos nervos e mais curioso, claro.

"O bronzeado alaranjado continua ali, mas o sorriso arreganhado transformou-se em uma expressão severa. Macio por fora e podre por dentro." Pág. 183

Recomendo: Para todos que gostam de drama, ação, comédia, romance, ficção e fantasia urbana. Um livro bem leve para ler e reler. Recomendo para todos que gostam de um Young Adult também.

É isso pessoal!! Espero que tenham gostado da resenha!! Aguardo comentários!! Beijos!


Postado por: Misael Coelho

23 comentários:

  1. Olá Misael tudo bem? Primeiramente queria dizer que achei seu blog por acaso na internet e adorei conhece-lo. Já estou seguindo!

    Eu amo um drama com ação e adorei a dica, ótima resenha. Conseguiu expor todos os pontos fortes da obra.

    Se quiser conhecer o meu cantinho também sera super bem vindo!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Oi Misael! Gostei muito da resenha desse livro, de fato ele se tornou um na minha lista de prioridades para ler ainda esse mês. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Misael, eu lembro de você ter falado que iria reler este livro e fazer uma nova resenha. E ai esta ela.
    Bom o livro tem uma premissa que me interessa, mas não vou dizer que estou louca para ler, por que não é bem isso. Mas acho que se tiver a oportunidade de ter o livro em mãos com certeza eu irei lê-lo, por que você levanta pontos ótimos sobre a leitura, alem de que a narrativa pelo jeito é bem rápida.
    Adorei sua resenha e os quotes que você separou.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  4. Misael a sinopse em si não me atrai muito, sua resenha incentiva a leitura , mas não nesse momento, com tantos elogios ao livro, e pelo jeito irei ficar muito curiosa ao ler e esperar as revelações vou deixar pata ler em outro momento , mas fica anotado sua ótima dica e elogios ao livro.
    abraços
    Joyce

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Lembro de já ter visto esse livro em algum lugar, talvez seja aqui no seu blog mesmo em uma outra ocasião. Lembro de até ter me interessado por conta da premissa, mas ainda não sei se leria o livro. Tenho outros aqui que estão na fila e primeira pessoa não é uma coisa que eu goste tanto.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Misael!!!
    Eu não conhecia esse livro, mas gostei muito da premissa do livro. Quando comecei a ler a resenha não dei muito crédito pro livro (sim, por causa do título), mas me surpreendi muito e já até adicionei na minha lista de desejados. Enfim, quero muito ler esse livro.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  7. Hey, eu me lembro desse livro no Li até a página 100. Ainda bem que vc voltou pra resenhar.
    Realmente pelo título e capa eu não leria, mas sua resenha me deixou curiosa. É até bom porque posso pedir o ebook pra Leytoras, agora sou parceira! \o/
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  8. Oi Misael,
    Adorei os quotes selecionados, mas não sei se ele me atingiu a ponto de eu furar minha looonga lista de não lida para incluí-lo!
    Justamente a questão de não saber nada sobre os personagens que me incomoda, porque quando o autor não diz só um destas características já me incomoda, imagine não saber nada! Ui
    Acho que não será dessa vez, embora eu tenha gostado do que você escreveu!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  9. Apesar de ter achado sua resenha super bem construida, o livro não me chamou muito atenção porque não tem muita semelhança com o tipo de livros que eu gosto. E que mancada da autora não voltar para explicar coisas! Eu fico muita brava quando isso acontece, suspense a toa não dá haha.

    ResponderExcluir
  10. Oie Misael, tudo bom?
    Apesar da premissa ser realmente interessante, não acho que lerei esse livro, por algum motivo ele não me chamou tanto atenção, me passou ser aqueles livros cheios de blá blá blá, sabe? Ainda mais que ficam lacunas, nossa isso me deixa realmente irritada.
    Mas adorei a forma que você escreveu, destacando pontos importantes.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Ah, me pareceu uma história muito boa, mas não sei se teria nervos pra ler... isso da gente achar que a personagem sabe uma coisa, esperar uma confirmação e a confirmação não vir, e a história seguir em frente, acho que me enlouqueceria! Gostei bastante do fato do romance ter ficado bem natural, mas por enquanto não pretendo ler.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Sua resenha está mega estruturada, e super incentiva na leitura do livro,lerei em outra ocasião, talvez.
    Parabéns pela resenha, com certeza vai despertar o interesse de mais pessoas também.

    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Misael, tudo bem?
    Não conhecia esse livro e achei super criativa a forma como a autora apresentou os personagens. E a forma como esse livro te surpreendeu também chamou minha atenção. Parece ser uma história diferente, cheia de emoções. Vou pesquisar mais sobre ele e dar uma oportunidade.
    beijinhos.
    cila.;
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Esqueci de dizer, sua resenha está super bem escrita!!!!
    beijinhos.

    ResponderExcluir
  15. Olá, esse livro é bem interessante, não o conhecia>
    Mas pela sua resenha, me parece que a pegada dele
    é de prender a atenção, gosto de narrativas assim.
    Adoro esse gênero e gostei dos quotes que você
    selecionou, deu pra saber como é a história
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Misael,

    Gosto quando a narração é intercalada, assim temos os pontos de vista das duas pessoas mais importantes da trama. Agora, que um tanto quanto angustia não ter nenhuma ideia inicial das características dos protagonistas, isto realmente deixa o leitor perdido, como você bem colocou. O fato da autora abordar temas bastante interessantes é uma motivação para ler esta obra no futuro.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Misael!
    Que gostoso quando a história te surpreendi! Eu também já juguei muitos pela capa ou título e no fim foram belas surpresas! Parabéns pela resenha! Fiquei curiosa!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  18. Oi Misa, tudo bem???
    Saudades de ti guri..
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro... pela capa eu jamais compraria e assim como você achei que fosse um livro de auto ajuda mesmo lendo a sinopse... durante a sequência de sua resenha fui percebendo que não e falar da timidez é meio complicado... porque sou bem ativa em algumas situações e extremamente tímida em outras... sim é um livro que pretendo ler... mas em um outro momento..... Xero!

    ResponderExcluir
  19. Ain, essa capa é tão fofinha <3
    Eu com certeza o compraria, mas a sinopse não me chamou a atenção. Sua resenha está otima e quase me conquistou, mas ainda sim...
    Começar um livro com a expectativa baixa é divino, porque a probabilidade de nos surpreendermos positivamente é gigante!

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu achei a história interessante, não vou dizer que vou sai correndo pra comprar. Mas se aparecer a oportunidade vou ler sim.
    Gostei de coml você escreveu a resenha e a sua empolgação.
    Beijinhos!
    www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá Misael

    A história deste livro não me chamou a atenção mesmo tendo na trama fantasia e mistério. No entanto é uma ótima indicação para quem gosta de young adult.

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  22. Olá Misael, tudo bem?

    Achei interessante a premissa, mas não vou comprá-lo agora não. Prefiro, primeiramente, acabar de completar minhas séries :3

    Beijo

    ResponderExcluir
  23. Olá Misael tudo bem ?
    Bom apesar de você ter dado 5 livrinhos, para o livro eu não achei a história interessante o bastante para me poder fazer ler. Eu gostei bastante da resenha, mas não acho que gostaria tanto do livro.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!