4 de agosto de 2014

[RESENHA] Contos e Crônicas do Absurdo

Hey Peoples!! Como estão??

Hoje trago para vocês a resenha do livro de uma autora parceira daqui do blog, a Rô Mierling, com o seu belo livro Isso Não É Normal! - Contos e Crônicas do Absurdo. Espero que gostem da resenha!!

Adicione à sua estante do skoob!
ISBN: 978-85-366-3779-2
Título: Isso Não É Normal!: Contos e Crônicas do Absurdo
Páginas: 169
Autora: Rô Mierling
Editora: Scortecci

Sinopse: A obra analisa personagens reais em eventos do cotidiano, descritas em uma ótica crítica, dramática e até irônica, destacando o absurdo de amores, mortes, traições. São 23 contos baseados em fatos reais e 13 crônicas analisando situações do cotidiano social brasileiro. Uma menina que desaparece, uma mulher fatal e cinco homens, uma adolescente sequestrada por não saber ler, um assalto noturno que deixa marcas, o drama do Facebook, a filosofia do beijinho, a tatuagem e seus estigmas, o amor e o racismo, o poder da leitura, o estupro mental e a procura incansável de um deus inexistente, casos insólitos e reais. Esses e muitos outros assuntos são o foco dos contos e crônicas desse livro dinâmico, ágil, divertido e reflexivo. Livro de leitura rápida e fácil para leitores e até “não leitores”. 




Resenha: Não sei exatamente como começar a falar sobre este livro, já que ele não é um romance, onde temos personagens centrais e o desenrolar da história durantes as tantas páginas, mas sim um livro cheio de personagens com suas histórias resumidas em poucas páginas. Bom... Vou falar o que digo para todos os que me perguntaram sobre o que se tratava: É um livro de contos e crônicas que fala sobre casos que você não imagina que aconteça na vida real, casos que não estamos acostumados a ouvir, ler ou ver constantemente. É basicamente isso. Um livro com fatos anormais que irão te intrigar.

Digo que o título do livro já entrega o que irá encontrar pelas páginas que se seguirão, anormalidades, não são todos, mas existem uns contos que admito, fiquei de boca aberta alguns, em outros eu ri, e outros não me fizeram chorar, mas me fizeram sentir bastante o que o personagem podia sentir no momento. O que me deixou um tanto mais próximo da história. Existiram momentos durante a leitura em que fiquei com aquele pensamento na cabeça: "Nossa... Isso realmente aconteceu."

No início do livro, antes de começar os contos, até mesmo o índice, existe um "conto" chamado "O Nascimento de um Fantasma" que conta a história da nossa autora, e olha, eu sou desses que gosta de ler a apresentação dos autores, mas eu li todo o conto, não por interesse, mas pelo simples motivo de eu não conseguir largar a leitura. Cada página era algo novo que eu ficava "Woow." E quando percebi eu já tinha lido tudo. Assim eu percebi que estava pronto para encarar todos os contos e crônicas que estariam adiante.

O livro é dividido em 23 Contos e 13 Crônicas, onde nos contos, ela nos apresenta história e personagens variados, alguns engraçados, outros tocantes... Já nas crônicas é apresentado mais uma visão do que a autora pensa sobre coisas que considera absurda e concordei com ela em algumas crônicas com ela. Alguns dos contos que eu mais gostei foram esses:

Nos Braços do Pai: O conto fala sobre um garoto, chamado Carlinhos, que apenas queria o amor e a convivência com o seu pai, o que todo filho quer, pelo menos eu acho, só que o pai é muito ocupado com outras coisas para dar atenção ao seu filho, até que este garoto liga para o Centro de Defesa da Criança e do Adolescentes e as coisas meio que mudam. Bom. Não tenho muito o que falar, só digo que esse conto realmente me tocou e que não tenho palavras para o mesmo. E a frase no final do mesmo, foi muito engenhosa.

O Vazio: Fala sobre uma mulher que não sabia explicar o porque de sentir vazia por dentro, mesmo inteligente, bonita e tudo o mais, e mostra a busca dela para preencher o vazio que ela tanto sente. A história de Lena é muito bonita, e eu não podia simplesmente deixar passar uma história dessas, não é?

Anormalidade: Este conto simplesmente fala sobre uma mulher que se achava uma estranha no meio da sociedade, uma mulher um tanto digamos que antissocial, e então um dia, voltando a pé para casa, ela observa uma casa isolada, "longe" de tudo e todos, e decide se mudar para aquela casa, apenas com suas roupas e coisas básicas que alguém precisa para sobreviver. O conto não é só isso, existem outras coisas e um final que nossa, me deixou realmente sem palavras. Fiquei olhando para o ponto final durante um bom tempo, para depois passar a página.

Sobrevivência: Tenho que dizer que esse conto é realmente meio que anormal. Este é bem curtinho, mas você fica pasmo com o que se passa na situação. Eu se estivesse na mesma situação que Eleanor passou, eu faria ou igual, ou pior. Eu fiquei tipo: "Como assim, meu deus?!"

Eu poderia falar de todos os contos, porque todos são ótimos, mas... Como essa postagem ficaria muito grande... Decidi por falar apenas desses 4. Já as Crônicas... Eu dei destaque para três que me encheram os olhos:

Marcas de Carácter: Nesta crônica a autora fala sobre como julgam uma pessoa apenas por terem tatuagens em seu corpo, ou por ter uma cor diferente da que estão acostumada a ver. Eu simplesmente amei as colocações que foram postas.

Criança Onde?: Nesta crônica a autora critica sobre o que taxamos ser crianças e adultos. Porque algumas crianças agem como adultos e são tratadas como menores de idade, quando deveriam ser tratados da forma que realmente mereciam.

Vaga Livre: Não poderia não citar essa Crônica. Nela, Rô Mierling, dá a sua opinião sobre a força da mídia para iludir a massa dizendo para você quem é o vilão e mocinho, sendo que na verdade é o contrário.

Nessas Crônicas eu senti vontade de bater palmas para a autora, pela sua audácia de falar tudo o que sentia e expor em seu livro. Com certeza um livro que merece cinco livrinhos devorados!!

Recomendo: para todo mundo. Vale a pena ler, pelo menos dois contos você vai gostar, eu tenho certeza. Se você não gostar... Bom. Você é ANORMAL. E se você não ler... Bom. ISSO É UM ABSURDO.

É isso pessoal!! Espero que tenham gostado da resenha!! Aguardo comentários!


Postado por: Misael Coelho

6 comentários:

  1. Adorei esse livro, e meu conto favorito foi o bilhete e a crônica foi vaga livre.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Misael...estou aguardando a minha vez de ler o livro, pois também participo do book tour e a cada nova resenha fico mais ansiosa...essa foi uma das quais mais gostei :)

    Beijokas da Quel
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei do livro , crônicas e contos diversifica bem as histórias e cada página novas emoções . Não vejo a hora de ler , e segue nossos autores nacionais trazendo grandes para nós.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi, Misael. Não curto muito esse estilo de texto, prefiro romances. E a capa também não me atraiu, então não é um livro que vai entrar pros meus desejados.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  6. Blz? Amei a resenha, super interessante! convidei o seu blg a participar de uma tag muito divertida olha la http://www.blogdasmaniasdegarotos.com.br/2015/01/tag-liebster-award.html abraços!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!