15 de julho de 2015

{Bullying é legal!}

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. (definição do Brasil Escola)
Caros leitores,

Não vim para fazer uma postagem educacional, nem mesmo fazer uma campanha anti-bullying. Isso eu deixo para as ONG's, afinal é para isso que elas existem, não? Até porque vocês já devem estar cansados de ouvir/ler sempre a mesma coisa. Eu vim para dar a minha opinião, que é a que importa nesse blog.

O bullying SEMPRE existiu, não é uma coisa recente, do século XXI, iludidos são aqueles que acham que sim. O que não existia era o termo "Bullying", mas o ato de fazer sempre houve e, na minha opinião, sempre vai existir. É uma realidade que eu posso afirmar.

Preconceito, discriminação, DIFERENÇA, é uma coisa que sempre irá existir, não podemos negar, e são dessas raízes que se nasce o bullying. QUem nunca chegou no grupo de amigos e começou a falar mal de um indivíduo? Falar seus defeitos? Ofender sem a pessoa nem mesmo estar presente para se defender? Foi legal, não foi? Pode admitir, eu deixo. Eu já fiz, não nego, às vezes ainda faço. Então... Fazer bullying é legal, sim.

Para quem sofre do bullying, é horrível, porém para quem faz há prazer, há diversão. Mas também a pessoa que comete o bullying tem que ter um discernimento de que: O bullying entre seus amigos é legal, mas fora desse círculo, pode ser perigoso tanto para ele, quanto para a pessoa que sofre. Vejamos alguns exemplos:

O que de ruim pode acontecer com quem pratica (você):

  1. A pessoa pode descontar de uma forma bem pior. (Principalmente se ela for mais forte que você)
  2. A pessoa pode fazer bullying com você.
  3. A pessoa pode se tornar mais rica, famosa, gostosa, feliz que você (Demi *cof cof*), e o seu recalque irá subir até o infinito e além e você irá se lamentar por não ter virado amigo dessa pessoa. (Na verdade, essa opção acontece mesmo sem tornar o bullying público e chegando na tal pessoa)
  4. Você pode receber detenção e pagar multa por: Crime de intimidação vexatória e então a pessoa vai rir da sua cara para sempre.
O que de ruim pode acontecer com quem sofre (pessoa):
  1. A pessoa pode vir a se tornar depressiva e sem vontade de se socializar, achando que todos pensam da mesma forma.
  2. A pessoa pode se isolar, vindo a ocupar seu tempo entrando no mundo das séries, filmes, livros e quaisquer outras coisas que elas possam fazer no conforto de casa. (Não estou dizendo que todos que fazem isso sofrem bullying e/ou são depressivos)
  3. De alegre e pacífica, a pessoa pode vir a se tornar alguém frio e agressivo. 
  4. A pessoa pode optar por suicídio e você vai se culpar pelo resto da sua vida. (Isso se enquadra no "mal à quem pratica")
Repetindo: Bullying é legal, porém apenas quando acontece dentro do seu círculo de amigos e não chega no alvo. Assim você fica feliz "esculhambando" alguém, e a pessoa fica feliz, achando que não está sendo "esculhambada". Afinal... Nós podemos estar sendo uma vítima nesse exato momento, e nós nunca iremos saber (espero). E estamos bem assim, não é mesmo?

Não achei uma definição para esse tipo de Bullying, então vou criar a minha própria para isso, assim como um nome para ele, porque o mundo é movido de rótulos, então se é para rotular... Vamos rotular.

SILFER Bullying: Forma pacífica do Bullying, que não chega ao alvo e que não causa danos morais, mentais, ou físicos; onde o causador se manifesta apenas no seu determinado grupo de amigos, não atacando verdadeiramente o alvo em questão.

Enfim, um recadinho: Se for praticar Bullying, pratique o SILFER Bullying e fique somente nele, todo mundo sai ganhando e será menos uma discórdia no mundo.

Agora eu quero a opinião de vocês. O que acharam do texto e da nomeação do SILFER Bullying? Achou útil? Porque sinceramente, parar com o Bullying vai ser muito, muito difícil.

Indicação de filmes com a temática: 

Cyberbullying (Visão da vítima)
Cyberbullying 2 (Visão do agressor)
A Sala Negra (Só coloquei para ficar certinho)
Unfriended (Sobre vingança sobrenatural da vítima)

4 comentários:

  1. Verdade. O bullying sempre existiu e sempre vai existir. Simples campanhas em colégios e televisao não vão parar com isso. E vamos combinar, falar mal daquela pessoa que você acha esnobe, ou odeia simplesmente por ela respirar é legal, vai kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem. Realmente, o Bulllying é algo que nunca vai deixar de existir, pois se realmente fosse para ter acabado já teria acontecido. Amei a nova definição de Bullying, não indico na verdade que façam bullying com os outros realmente é algo pessimo e falo isso pois eu já sofri com isso, mas se for fazer realmente é melhor fazer o SILFER Bullying onde assim não machuca o alvo. Estou adorando suas publicações, sempre com ótimos assuntos e excelentes argumentos Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu nunca pratiquei bullying algum. Acho um ato infantil e ridículo da minha parte. E esse "bullying" aí, pra mim, não é bullying. É uma brincadeira com os amigos. Brincando com os amigos e não deles. ;) Tom

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!