20 de novembro de 2015

{O Dia da Consciência Branca}

Caros leitores,

Faz um tempinho que eu venho planejando falar sobre isso no blog, mas eu nunca acordei com uma inspiração boa o suficiente para falar sobre isso, mas acho que o dia temático me fez ter a corda que precisava para falar sobre esse assunto que é: Dia da Consciência Branca.

Mas... Cameron... Hoje é o Dia da Consciência Negra, não Branca, aliás... Não existe Dia da Consciência Branca...

Eu sei, docinho, calma que você vai entender o que eu estou querendo dizer.

Algumas pessoas, até eu, quando era uma criança inocente, perguntava aos meus familiares: "Por que não tem Dia da Consciência Branca?", mas eu cresci, graças aos deuses, e fui compreendendo o porquê disso. O motivo é simples e vou citá-los para vocês, principalmente para os brancos e os negros (que ainda não se aceitaram como negros).

Hoje eu acordei com a vontade de escrever sobre isso e procurei: "Dia da Consciência Branca" e achei a seguinte pergunta:

"Por que não tem Dia da Consciência Branca? É racismo?

Os brancos têm direito a um dia próprio. Por que só os negros podem ter? Absurdo!!! Como tudo nesse Brasil."

Então, eu vou usar essa pergunta "linda", para dar início ao meu texto.

Por que brancos teriam o direito de um dia próprio? Para enaltecer (ainda mais) a sua raça? É um absurdo os negros terem um dia específico para lembrar ao seu país que foram libertados da escravidão? Que milhares de negros morreram lutando pela sua liberdade e serem tratados como um igual pela sociedade? Que mesmo depois de a Lei Áurea ter sido assinada, a luta pela igualdade continuou, continua até hoje, aliás.

Por que deveria ter o Dia da Consciência Branca, quando os brancos nunca tiveram uma pressão psicológica e auto-discriminação da sua etnia por se verem sempre menores que os negros, terem de desejar um cabelo que eles nunca vão ter naturalmente? Por se sentirem estranhos no meio de uma multidão de negros. Por não conseguirem um emprego, por ser perseguido em lojas, por ser confundido com um ladrão, só por causa da sua cor? Brancos vão se matar por que os negros não o aceitam?

Por que deveria ter o Dia da Consciência Branca, quando os brancos nunca tiveram um problema para enfrentar devido a sua falta de melanina? Devido ao seu cabelo liso e olhos claros? Quando os brancos são sempre bem vistos pela sociedade e mídia? É disso que querem ficar conscientizados? Da falta de luta e de serem sempre os "superiores"?

20 de Novembro é só um dia para lembrar ao Brasil que os pretos lutam todos os dias, pela igualdade racial, para serem aceitos como são, com seus cabelos crespos e maravilhosos, pela sua pele de cor perfeita e invejável. Para lembrar também, que a música sem os negros, seria precária, que as danças, seriam péssimas e que as maiores vozes, talvez, nem fosse tão maiores assim.

- Texto de Cameron M. Fowler

É isso pessoal! Espero que tenham gostado do texto e aqueles que se perguntavam sobre um Dia da Consciência Branca, passem a entender que não é para ter, assim como Dia do Orgulho Hétero, nem o Dia do Homem. E se quiserem faço uma postagem sobre cada um desses dias.

É só isso por hoje pessoal, aqui é o SILFER e até a próxima.


Postado por: Cameron M. Fowler

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!