10 de março de 2015

[RESENHA COLETIVA]#3 Os Heróis do Olimpo - Rick Riordan

Hey Peoples!! Como vão??

Faz muito tempo que não faço esse tipo de postagem aqui no blog, por motivos de: Não ter terminado nenhuma outra saga/trilogia, neste meio tempo, então irei explicar novamente como é que funciona. Quando uma saga é terminada, nós temos uma conclusão diferente de quando começamos a ler e acompanhamos a série a cada ano com um livro novo, e quando termina você fala: "Nossa... Terminei. O que será da minha vida?" Ou "Que merda, perdi meu tempo com isso". Com isso resolvi fazer Resenhas Coletivas no blog, falando um pouco de cada livro e por fim, falar resumidamente o que achei da saga em si.

Hoje falarei, nada mais nada menos, do que uma das minhas sagas favoritas, que infelizmente chegou ao fim. O tio Rick poderia ter escrito mil livros dessa saga e eu não ia cansar. (Acho). Que é: Os Heróis do Olimpo.



Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia. Uma mensagem que pode se referir a qualquer um deles:
Sete meios-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal.


Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes — semideuses dos quais todos já ouvimos falar… e muito.


*Atenção: Nessa resenha pode haver pequenos spoilers*

Resenha Coletiva: Tudo começa em O Herói Perdido. Iniciamos a leitura não sabendo quem é nenhum personagem ali. Damos de cara com Jason Grace, Piper McLean e Leo Valdez (um amor de pessoa). Jason - mais conhecido como: Bela Adormecida - simplesmente desperta dentro de um ônibus, não sabendo quem está falando com ele, e muito menos conhece a garota que diz ser a sua namorada, e se lembraria de ter uma namorada tão linda quanto Piper.

Piper - para mim - é uma garota mimizenta que ama o Jason incondicionalmente, e que se sente desolada quando o seu namorado não se lembra mais dela. Uma garota desleixada, que não liga nem um pouco para a aparência, e que, por algum motivo estranho, consegue tudo o que quer, apenas usando a sua voz.

Leo Valdez - a vela - um garoto que conquista qualquer um com seu jeito engraçado de falar, que rouba completamente a cena e o papel que o Percy fazia nos últimos cinco livros lançados - Percy Jackson e os Olimpianos - e claro, fazendo qualquer se apaixonar por ele.

Em O Herói Perdido, encontramos uma história completamente - porém ao mesmo tempo não - diferente de Percy Jackson e os Olimpianos. Principalmente porque o Percy Jackson não aparece nesse livro, ele estava desaparecido.

E no segundo livro, O Filho de Netuno descobrimos que na verdade, ele está em um outro acampamento de Semideuses, chamado: Acampamento JúpiterOnde existem semideuses de deuses romanos. Logo, descobrem que é um plano de Hera - ou Juno -, a deusa do Casamento e da Familia, para - diz ela - derrotar Gaia, que estava acordando. Neste novo acampamento, nós descobrimos o traidor, que seria a versão Luke romana. Dessa vez, descendente de Apolo.

E então conhecemos mais dois personagens: Frank - um garoto de descendência chinesa (não lembro) e que é MUITO poderoso, porém sua vida depende de um graveto que se queimar por completo, ele morre.
Hazel, uma garota linda, também filha de Hades, ou Marte, não se sabe como ela foi parar ali dentro, só que ela simplesmente apareceu ali no acampamento com memória de um tempo muito antigo.

E junto com Annabeth, é formado os sete semideuses da profecia acima. A partir do terceiro livro da saga, A Marca de Atena, esses sete semideuses partem em busca de um jeito de derrotar Gaia, tendo que enfrentar coisas, ao longo do caminho, como neste livro, resgatar a Atena Paternous e inclusive os seus medos. E claro, neste livro, Rick Riordan dá um susto imenso nos leitores, quando ele deixa em aberto um acontecimento fatídico de matar o coração de qualquer um.

Em A Casa de Hades, é continuada a corrida contra o tempo, os monstros continuam a morrer e retornar a sua forma de um jeito inexplicável rápido demais, e então, Nico fala sobre A Casa de Hades, que tem um portão para a passagem do Tártaro para o mundo mortal, e então eles precisam fechar as tais portas, e então o autor revela um segredo há muito tempo guardado por Nico di Ângelo, que vai chocar mais uma vez os leitores.

E então, finalmente há um desfecho, onde todas as linhas da profecia se cruzam e você passa a entender. Houveram poucas mortes, não tantas quanto houve em O Último Olimpiano, muitos ficaram vivos, o que me arrependeu um pouco, o Rick quis dar um final feliz, mas era para matar pelos menos alguns, poxa. E o final também, foi um pouco acelerado demais, poderia ter contado um pouco mais até a batalha final chegar.

Conclusão: Eu amei toda a saga, mas o quinto livro poderia ter sido muito melhor se alguns personagens morressem para variar, fazer as pessoas chorarem, mas o final que o Rick deu à Nico, superou um pouco essa quase decepção que o livro me trouxe. Não vou falar dos personagens principais, pode ser que um deles morra nesse último e não vou falar quem, ou se realmente morre. Vou deixar para descobrirem por si só.

Então... Para a saga toda, eu dou 4 livros devorados, porque o final poderia ser melhor.

Recomendo: Para os que gostam de Mitologia Grega e Romana, Crônicas dos Kane, Percy Jackson e os Olimpianos e outros livros que contenham mitologia de alguma forma, também para aqueles que gostam de ação, aventura, suspense e um pouco de comédia, também!

Postado por: Misael Coelho

2 comentários:

  1. Amei a resenha :)
    Mal vejo a hora de ler este livro, ainda estou no primeiro livro de Percy Jackson. Estou amando o estilo do Rick Riordan.

    Vanessa - Blog Closet de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estilo do Rick é muito bom mesmo! hahaha Espero que goste da Saga toda!!
      Beijos!

      Excluir

Deixe o seu comentário!