22 de setembro de 2013

[RESENHA DUPLA] A Culpa é das Estrelas


Hey peoples! Como vão? Hoje nós fizemos a nossa tão. prometida primeira Resenha em Dupla! Haha espero que vocês gostem!! E antes de mais nada... pedimos desculpas pela nossa demora na resenha. É porque é algo novo para nós. Não nos acostumamos, no fato dividrmos a nossa opnião para com o outro. Espero que gostem


Hey Guys, what’s up? Well, desculpem-nos pelo atraso, mas como prometido aqui está nossa resenha em dupla do livro, o tão famoso e especial “A Culpa é das Estrelas”, do nosso queridíssimo e ilustre John Green, espero que gostem
OBS: As falas em cor azul pertencem a Misael, já em tom Vermelho pertencem a mim, Érica.

"A Culpa é das Estrelas"























Livro: 
A culpa é das estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 288

Sinopse: Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico.Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Resenha:O livro gira em torno do romance entre Hazel Grace –Só Hazel, por favor rsrsrs-, uma garota de 16 anos que desde os 13 batalha contra o câncer e por um milagre da medicina, chamado Falanxifor, que infelizmente é apenas uma invenção do nosso querido Green, detem a metástase em seus pulmões, e nosso galanteador Augustus Waters, um garoto de 17 anos que perdeu uma de suas pernas para o osteosarcoma. Eles se conhecem no grupo de apoio a crianças com câncer, o qual a mãe de Hazel a faz frequentar.  A historia deles começa com aquele clichê de troca de olhares, entretanto não era um olhar e aquele suspiro de eu estou apaixonada por você e pronto,  tem todo um desenvolvimento ao decorrer da historia, apesar de que eu acho muito provável que com apenas um olhar do Gus eu já suspirasse me rendendo a uma paixão, até porque ninguém resiste a um garoto com um sorriso um tanto quanto cafajeste, a Hazel que o diga.

“O andar dele era tão cafajeste quanto o sorriso.”- Hazel Grace


Todos os personagens do livro são tão reais e individuais... Cada um tem o seu jeito... Sua maneira de agir e de corresponder. Os personagens que eu mais gostei de toda a história foi a Hazel, o Gus, Isaac e seu amor (so sad) e Katherine, que simplesmente sumiu do livro. O que eu não gostei. Porque eu a achava super engraçada com a suas "belas e puras" palavras rsrs' (se é que me entendem...).

Afinal se os personagens não fossem tão únicos e cheios de personalidade eu começaria a duvidar de que esse livro fosse do nosso querido autor, não é mesmo? O Green nunca nos decepciona em relação a isso, cada personagem tem seu valor na historia e que sempre acaba nos conquistando de uma maneira avassaladora. Mas meu favorito, bom, é o Gus e todo seu jeitinho sedutor de ser, como não cair nos seus encantos e na sua lábia? A Hazel é maravilhosa, inteligente e, assim como nos, uma grande leitora, e mesmo ela necessitando de cuidado se preocupa em cuidar dos outros, como é com os pais dela. Eu acho interessante o valor que ela dá a eles, porque hoje em dia é difícil achar alguém que preza os pais que tem. E ela deseja a eles uma vida que não gire apenas ao redor dela, que eles possam viver a vida deles também, isso chamou muito a minha atenção e com certeza o livro ganhou uns pontos a mais na minha opinião.

O romance que existe entre Hazel e Gus é tão lindo, perfeito e real... não é aquela coisa maquinada sabe? Tipo, o amor deles vai crescendo aos poucos, vai se criando... Por que um amor de "olhou apaixonou" já é tão clichê... e John Green conseguiu fazer um romance original, narrado por uma garota, ser bem recebido por todos os sexos e fazer com que todos amassem a sua história e o seu enredo.

Realmente o romance entre os dois é incrível, não sou muito afim de romances, sempre acabo desistindo da leitura por ser muito parada e focar sempre em paixões “bobas” confesso que no inicio do livro eu achei que as coisas estavam acontecendo um pouco rápido e que seria apenas mais um livro tolo de romance e drama, e que eu não iria gostar muito da leitura, visto que meu estilo de romance é mais ligado ao estilo Percabeth(Percy e Annabeth para quem não sabe), eu estava muito enganada quando pensei isso, no decorrer da historia apesar deles estarem amando um ao outro era de uma forma lenta e divertida, e eu realmente gostei, alias eu acho que o Green sabe desenvolver um romance deveras bom.

A narrativa é feita pela própria Hazel em seu estado terminal, é super descontraída, engraçada, Super irônica, e apesar da história ser parada. Prende-te de um jeito que você não consegue soltar. Deve ser por que é sobre um romance de uma garota que está com os seus dias contados? Não sei bem explicar. Pode ser outro livro "macumbado" que nem "Pretty Little Liars" que você por mais que você queira parar e descansar, o livro te puxa para ele e fala: "só vai sair daqui quando me terminar!!". É bem isso.

A narração do Green é fantástica, o jeito que ele escreve, eu ousaria em dizer, é completamente perfeito. Ele consegue fazer com que todo o drama que os personagens passam ao decorrer da estória, seja sentida pelo leitor, ele consegue te fazer pedir “colo” a sua mãe nos momentos mais difíceis, isso tudo enquanto você está rindo de uma piada que os personagens estão fazendo da sua própria condição de vida, ele mostra os dois lados opostos quando te faz rir da própria infelicidade. Só para acrescentar que eu adoro jeito como ele usa o humor nessas horas, te faz perceber que mesmo nas horas mais difíceis você não precisa fica se martirizando com isso, ainda mais quando você pode fazer de tudo como se fosse uma piada, eu adoro esse lado descontraído que ele dá aos seus livros nos piores momentos.
PERFEIÇÃO. Essa é a palavra que define totalmente o livro. Eu sempre ouvi as pessoas falarem muito bem dele, mas nunca achei que fosse isso tudo, sabe? As minhas expectativas para esse livro foi totalmente correspondida, ou até mesmo um pouco mais. Se eu tivesse que dar uma nota de 0 a 10 eu dariam 10000... tipo, o jeito da narrativa... O jeito como os personagens eram perfeitos... O jeito como o autor pensou em tudo... Foi tudo tão detalhado que é difícil encontrar um erro nesse livro.
Concordo contigo Misael, só posso descrever esse livro como uma perfeição em forma narrativa rsrsrs... Eu ouvia a todo momento comentários de como esse livro é perfeito, de como Green escreve super bem essa historia, mas eu lia a sinopse e pensava que era só mais um livro com um assunto bastante dramático que eu não ia gostar de ler porque os principais temas do livro era romance e drama, mas depois de ver o quão incrível o John Green é como escritor (Depois de ler “O Teorema Katherine”) decidi dar uma chance à “A Culpa é das Estrelas”, e acho que foi umas das melhores decisões que tomei nesse meu pequeno conjunto de infinito já vivido. 
Esse foi o primeiro livro que me fez chorar de verdade. Virou até um rio de tanto que eu chorei. Sim. Eu chorei mesmo. Cheguei a soluçar. Então. Você que vai ler "A Culpa é das Estrelas" prepare o seu lencinho, a partir da página 200, ou um pouco antes, pois o choro vai rolar solto. Eu sou uma das pessoas mais insensíveis que conheço e chorei... Imagina uma pessoa sensível! Kkk imaginou? Pois é. 
O que me deixou mais intrigada foi o fato de eu ter me debulhado em lágrimas lendo esse livro, eu sou um pouco manteiga derretida quando se trata de livros, mas pra eu chorar eu tenho que estar completamente tocada pelo livro, tem que ser incrivelmente envolvente, e acho que de fato esse livro é, e com toda certeza ele mexeu com meu lado emocional, me perdi em questionamento e fiquei um pouco estática com todo enredo do livro, e enquanto eu devorava cada pagina desse incrível livro eu derramava oceanos em forma de lagrimas, e isso me causou uma baita dor de cabeça no dia posterior a leitura, fui para a escola acabada e meio depressiva depois de tudo que ocorre no livro, é realmente uma obra maravilhosa e vale muito a pena a leitura. 
O que me deixou um pouco decepcionado foi o final do livro. Pois nós ficamos sem saber, qual o final do UAI, se o Isaac conseguiu o verdadeiro amor verdadeiro dele, com quanto tempo depois a nossa querida veio a morrer? Ele quis dar uma de Van Houten no livro. E no momento eu que eu fechei a capa do livro eu falei: "E é assim que termina??" Mas o livro em si. É perfeito demais. 
Eu sinceramente acho que acabou onde devia acabar, é claro que você fica se questionando o que ocorre depois e tudo mais, não obstante eu penso que o livro não é sobre a vida da Hazel, e sim sobre o amor e a conexão que havia entre ela e Gus, então termina quando deveras quando tem que terminar, não tem mais nada a ser dito. Bom essa é minha opinião... Super recomendo o livro, vale super a pena a leitura, mas eu apenas aconselho a deixar um lenço por perto quando iniciar. 


Algumas de nossas frases favoritas:

"Me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra."

"Alguns turistas acham que Amsterdã é a cidade do pecado, mas a verdade é que ela é a cidade da liberdade. E é na liberdade que a maioria das pessoas encontra o pecado."

"Às vezes as pessoas não têm noção das promessas que estão fazendo no momento em que as fazem."

"Nada é fácil nisso tudo para nenhum de nós, mas é preciso levar a vida com algum humor."

"Meus pensamentos são estrelas que não consigo arrumar em constelaçõe." 

"— Vamos nos ver de novo? — Claro. — Amanhã? — Paciência, Gafanhoto — aconselhei — Assim vai parecer que você está ansioso demais. — Exatamente. Foi por isso que falei “amanhã”. Quero ver você de novo hoje à noite. Mas estou disposto a esperar a noite toda e boa parte do dia de amanhã…"

"Passei a maior parte da minha vida tentando não chorar na frente das pessoas que me amavam. Você trinca os dentes. Você olha para cima. Você diz a si mesmo que se eles o virem chorando, aquilo vai magoá-los, e você não vai ser nada mais que uma tristeza na vida deles."

"- Talvez você queira falar de seus medos para o grupo. - Meus medos? - É. - Eu tenho medo de ser esquecido."

“Eu sou tipo uma granada e, em algum momento, vou explodir, e gostaria de diminuir a quantidade de vitimas, ok?”

“O Augustus Waters foi o grande amor estrela-cruzada da minha vida. Nossa história de amor foi épica, e não serei capaz de falar mais de uma frase sobre isso sem me afogar numa poça de lágrimas.”

“Ele não era perfeito nem nada. Ele não era um príncipe encantado de conto de fadas, e tal. Tentava ser assim às vezes, mas eu gostava mais dele quando essas coisas desapareciam.”

"... Eu não tinha o direito de ficar chateada com ele nem por um instante, e só agora que eu amava uma granada foi que entendi a bobagem que é tentar salvar os outros da minha explosão iminente: eu não podia deixar de amar o Augustus Waters. E não queria fazer isso."

"Estou em guerra contra o quê? O meu câncer. E o que é o meu câncer? Meu câncer sou eu. Eles são feitos de mim tanto quanto meu cérebro e meu coração são feitos de mim. É uma guerra civil, Hazel Grace, a gente já sabe quem vai vencer."

Well, that is all for today Guys, sweet kisses and until after. 
By: Érica e Misael

5 comentários:

  1. Ola Misael e Érica, eu sou suspeita para falar desse livro que amo de paixão! A história é muito emocionante, uma verdadeira lição para todos!

    Amei a novidade da resenha dupla, mas posso dar uma sugestão e é como farei na minha que está quase pronta?

    Faz primeiro a resenha de um e depois coloca do outro, assim fica menos confusa...hehehehehe

    As resenhas estão lindas e desculpe se não agradou meu comentário!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  2. Críticas construtivas são sempre bem-vindas, afinal é através dela que nos vemos nossas falhas para podermos melhorar e agradar os nossos queridos leitores, obrigada por expor sua opinião...
    Obrigada pela dica, nos ao fazermos a resenha tentamos por um completando o outro, em sincronia, tocando nos mesmos assunto, desculpe por ter ficado confuso... Tentaremos ao máximo melhorar no próximo, mais uma vez obrigada.
    Beeijinhos...

    ResponderExcluir
  3. Nussaaa Érica e Misael adorei a resenha dupla, deu super certo ein... foi tão bom ver a linha de pensamento de vocês dois... quero muito ler esse livro de coração... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Misael!!!!
    Sua resneha para esse livro que adoro foi tão especial quanto a leitura dele foi também para mim!
    Só mesmo um leitor sensível poderia apreciar o que essa obra apresenta! <333 Fico mais que feliz em saber que você curtiu a leitura! Adorei os quotes que selecionou!
    E concordo com o que disse sobre o Green sempre dar atenção a cada personagem, de modo que todos tenham seu valor na história. *u*
    Fiquei muito feliz e triste com A Culpa é das Estrelas. O final foi "magicamente real". É um conto de fadas que encanta, mas com final infeliz. :(
    Esse é o tipo de livro que desejo que todos leiam! (rs)
    Beijos!!!!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada Diana, fico feliz que tenha gostado da nossa resenha... Leia, super indico ;P Um beijo.

    Fico feliz que tenha gostado da resenha Francine... Deu um pouco de trabalho para selecionar as frases porque são tantas tão boas que acho que não pus nem metade das frases que gostei e fiquei muito sentida por não por todas, mas se tivesse posto eu acho que eu iria praticamente reescrever o livro nessa "pequena" resenha...
    Acho que você trocou as falas, tipo as minhas pelas de Misael rsrsrs...
    Apesar de ser um final infeliz, foi realístico e tocante, eu amei o livro do inicio ao fim, portanto com toda certeza eu posso afirmar que esse livro está entre os meus favoritos. Beeijos.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!